01 agosto 2006

Quando me amei de verdade


[A escada e o peixe - 21,9 x 29,7 cm - aquarela sobre canson
COPYRIGHT © 2006 - P2PEIXE]


Quando me amei de verdade, compreendi que, em
qualquer circunstância, eu estava no lugar certo,
na hora certa, no momento exato.
Então, pude relaxar.
Hoje, sei que isso tem nome ... auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que
minha angústia, meu sofrimento emocional, não
passa de um sinal de que estou indo contra
minhas verdades.
Hoje, sei que isso é... autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que
minha vida fosse diferente e comecei a ver
que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje, chamo isso de ... amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber
como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou
alguém apenas para realizar aquilo que desejo,
mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa
não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje, sei que o nome disso é... respeito.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar
de tudo que não fosse saudável ... pessoas, tarefas,
tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo.
De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu
tempo livre e desisti de fazer grandes planos,
abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Agora, faço o que acho certo, o que gosto, quando
quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter
sempre razão e, com isso, errei menos vezes.
Hoje, descobri a.. humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo
o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me
mantenho no presente, que é quando a vida acontece.
Hoje, vivo um dia de cada vez. Isso é... plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha
mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas
quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela
se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... saber viver!

"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os
planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."

Charles Chaplin

Nenhum comentário:

jornal web Farol Comunitário

Pode acreditar

Tudo vale a pena se a alma não é pequena - Fernando Pessoa