08 janeiro 2008

ImBloglio - Os insaciáveis tentáculos do poder

"Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto, é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos." (NM)

Ganhar dinheiro, todo mundo quer. Caído do céu sem esforço, melhor ainda.
A visão empobrecida sobre ganhar dinheiro, continua povoando o imaginário da mediocridade e fazendo a fortuna de poucos “espertos”.

Dinheiro a gente ganha quando coloca o talento seja ele qual for, a serviço.
A questão é prosperidade, abundância, que é a provisão perfeita na hora certa e do melhor jeito.

Ganhar dinheiro pelo dinheiro, coloca a gente num estado de ansiedade e stress que pode até trazer dinheiro, mas que vem desacompanhado do prazer, da abundância.

É o caso do salário, aquilo que alguém te paga para que você faça alguma coisa que aquela pessoa / empresa quer. Salvo se você estiver fazendo o que gosta, seu salário vai sempre vir desprovido do fator prazer.

Faço blogs e sites porque gosto, ganho algum dinheiro que por vir acompanhado do fator prazer, mesmo que às vezes seja pouco, é utilizado em alguma coisa legal.

Sacou o espírito? Não é quantidade é qualidade.

Esse final e início de ano me trouxe algumas informações recorrentes e o assunto: BLOG.

Parece que um pequeno grupo está plantando aqui e ali, informações sobre grupos de blogueiros se juntando para concentrar conteúdo, agregar valor e SHAZAM proporcionar faturamento.

Ok! Nada contra ganhar dinheiro, tudo a favor, mas estou sentindo cheiro de enxofre, dedo de conglomerado que não quer perder o nicho que os blogs independentes, estão ocupando.

Discurso tem de monte. O primeiro a ser notado foi matéria deste Artemcacos no dia 22 de dezembro de 2007.

Aí comecei a rastrear a raposa, no dia 07 de janeiro outra vez, agora no estadao.com.br, Blogueiros se unem em busca de receita.

Já no primeiro parágrafo a armadilha: Os blogueiros no Brasil começam a se unir embaixo de uma marca única, que funciona como uma espécie de condomínio, para assim criar condições de comercialização de seus espaços e gerar receita para seus bolsos. Nos EUA, o caso mais bem-sucedido de guarda-chuva de blogs, reunindo mais de 90 blogueiros, é o Weblogs, Inc, que acabou sendo comprado pelo provedor AOL, em outubro passado, por US$ 25 milhões.

Acredito que os blogueiros citados, estão com a melhor das boas intenções, estão na verdade buscando seu espaço. Eu é que estou lendo nas entrelinhas.

Dia 08 de janeiro de 2007, no Comunique-se mais um passo:

Um texto recheado de referências, no meu ver tendenciosas sobre o que deva ou venha a ser um blog.

No meu conceito um Blog é ferramenta de auto-expressão e que segue a minha linha editorial e não a de um grupo pensante e com interesses.

Se eu estou a serviço de um grupo de comunicação ou de um condomínio de blogueiros não vou poder falar o que penso para não desagradar o anunciante.

Não pense que a AOL ou quem quer que seja vai saindo por aí pagando US$ 25 milhões para tudo que é grupo de blogueiros, que ainda de quebra estarão perdendo a identidade. Remete aí à citação de abertura, enquanto que há formas de monetizar um ou vários blogs que é oferecendo conteúdo de qualidade.

Se você gosta do que faz, invista nisso, faça intercâmbios, mas não caia na esparrela de transformar seu blog em lojinha de shopping center.

"Pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados." (NM)

Se é prá defender os interesses de algum ou alguns grupos, produzir reserva de mercado ou limpar a área, “profissionalizar os blogs”. "Os fins justificam os meios." (NM)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá na cara que tem boi na linha

Frequências

jornal web Farol Comunitário

Pode acreditar

Tudo vale a pena se a alma não é pequena - Fernando Pessoa